quinta-feira, 17 de março de 2011

Assentamento Pasto do Planalto ganha projeto junto ao Programa Usinas do Trabalho do Instituto Consulado da Mulher

 

Urçula Francisca (APPAPP); Rejane (ISANOP),; Dilza Luiz e Nathália(APPAPP)

De um total de 206 projetos recebidos de todo o Brasil, o Programa Usinas do Trabalho 2011 - do Instituto Consulado da Mulher selecionou o "Projeto Alimentar: Produção e Transformação de alimentos pelas mulheres do projeto de Assentamento Pasto do Planalto", da cidade de Guarantã.
O projeto foi elaborado em parceria com o Instituto Socioambiental da Noroeste Paulista (ISANOP - Pirajuí) que dará também, ao longo dos dois anos de duração do projeto, toda assessoria técnica necessária na elaboração dos relatórios quadrimestrais dos indicadores de andamento dos trabalhos.

Maria Ângela Lopes Pedroso,
Presidente da Associação de Produtores 
do Pasto do Planalto (APPAPP)
e responsável pelo projeto.

O grupo de mulheres do Assentamento Pasto do Planalto, receberão em breve do Programa Usinas do Trabalho, geladeiras frost free, freezers horizontais, depuradores de ar , fogões e bebedouros, equipamentos estes que serão utilizados para equipar a Cozinha Comunitária do assentamento. O objetivo maior do projeto, é a produção e posterior comercialização de compotas, geléias, doces e conservas, feitos com os alimentos cultivados e colhidos pelos assentados.
Para tanto, como também parte do compromisso firmado entre a Associação dos Produtores do Projeto de Assentamento Pasto do Planalto (APPAPP) e o Programa Usinas do Trabalho 2011, será a qualificação técnica do grupo das 15 mulheres participantes do projeto, nas áreas de gestão participativa (aos moldes da Economia Solidária), além de cursos de segurança no trabalho, higiene e cooperativismo.

Maria Ângela; Luiz e Dilza conferindo a documentação a ser encaminhada
ao Programa Usinas do Trabalho

O que este projeto fornecerá de mais importante para o grupo de mulheres, será justamente a experiência de gestão participativa - onde o próprio grupo cuidará de forma coletiva a gestão deste novo empreendimento, buscando qualidade alimentar, enriquecimento nutricional e o fortalecimento do vínculo de solidariedade entre todas as participantes.

Read more: http://rejanetapuya.blogspot.com/2011/03/assentadas-de-guaranta-selecionadas.html#ixzz1GrJ7sBy8

Nenhum comentário: