domingo, 5 de junho de 2011

Grupo de Mulheres do Assentamento Pasto do Planalto, reuni-se para implementar o projeto USINAS DO TRABALHO

Guarantã, SP
Reunião do dia 04 de Junho de 2011 do Projeto Alimentar: Produção e transformação de alimentos pelas mulheres do Projeto de Assentamento Pasto do Planalto junto a Whirlpoll e Consulado da Mulher (Programa usinas do Trabalho).

Pauta:

1) Definição do Plano de Trabalho                         
2) Formação do grupo de produção
3) Estabelecimento de regras quanto a gestão financeira
4) Estabelecimento de Regras quanto a documentação (registro das reuniões)


5) Formação de um grupo para ir a Promissão para fazer cobrança junto ao INCRA quanto ao término das obras da Cozinha Comunitária

1) Plano de Trabalho: Respeitando-se a sazonalidade, o grupo definiu que a principal meta será a produçao de doces, compotas e geléias. O grupo definiu também que o principal produto no momento será o doce de leite – pela disponibilidade da matéria prima: Doce de Leite pastoso e também em pedaços. Seguindo a meta da disponibilidade, o grupo optou pela produção do Doce de Abóbora. Depois a produção de biscoitos, pães e bolos e por último a produção dos salgados: conservas de cenoura, nabo, pepino, maxixe. Produção de molhos de pimenta, molho caseiro de tomate, tomate seco e sardela.
2) Grupo de produção é formado pelas seguintes mulheres:
Urçula Luzia Rufino: produção do doce de leite; abóbora e goiaba

Elza Dias Brito: participará da produção do doce de leite e abóbora, mas na época da acerola, manga e amora – produzirá geléias dessas frutas;
• Maria Angela Pedroso: além da participação na produção do doce de leite, fará o doce de mamão e doce de banana;
Vitória Queirós da Silva: participará também na produção do doce de leite e fará o doce de acerola e abóbora;
Aparecida Cristina da Silva: participará da produção do doce de abóbora
Edilene dos Santos Oiveira de Almeida: participará na produção dos doces em geral, mas se adapta mais com as massas (pães, bolos)

Martha: participará do grupo que produzirá bolachas, mas também do grupo do Doce de Leite

Clarice Inês Barbosa Pinto: participará do grupo que produzirá bolachas, mas também do grupo do Doce de Leite

• Fátima dos Santos: Participará na produção do doce de mamão

Izabel Cristina Pinho: Fará parte da turma dos salgados na produção de molhos de pimenta
Marlene Odilon: Participará da turma das massas na produção de bolos. Fará parte na produção de doce de mamão e abóbora.

Thereza de Oliveira: Fará parte na produção de doce de mamão e abóbora.

Diva Neves: Fará parte da produçãode doce de leite e também da turma dos salgados, na produção de conservas (pickles);

Rosa Maria Alves Pereira Fernandez: Fará parte na produção do doce de banana e dos demais doces também;
Marinete: produzirá geléinha de pinga

Dilza Maria: fará parte na produção do doce de leite, dos demais doces e geléias e também da turma dos salgados e panificação.

3) Regras quanto a gestão financeira: Ficou decidido a formação de um caixa coletivo para dar início a compra de insumos: embalagens, farinha de trigo, gaz de cozinha, sal, condimentos em geral, açúcar. Os utensílios não serão comprados por enquanto – cada uma usará o que dispõe em casa. Ficou decidido que cada uma contribuirá para esse caixa, com o valor de 5,00 (cinco reais) mensais – a ser pago no dia da entrega de produtos à CONAB, no barracão comunitário. A Tesoureira escolhida pelo grupo é a senhora Urçula Luzia Rufino. O valor deverá ser pago a começar deste mes de Junho corrente.

4) Estabelecimento de Regras quanto a documentação (registro das reuniões)

Ficou definido que as reuniões do grupo serão feitas uma vez por mês; que as reunões serão documentadas pelo Instituto Socioambiental da Noroeste Paulista (ISANOP), entidade parceira no empreendimento, e que também se encarregará de fazer os recibos do Caixa Coletivo para a senhora Urçula.

5) Formação de um grupo para ir a Promissão para fazer cobrança junto ao INCRA quanto ao término das obras da Cozinha Comunitária: A senhora Angela explanou a respeito de toda a problemática da obra da Cozinha Comunitária e chamou o senhor Joel (responsável por essa obra . Ele explicou a todos que a paralisação se deve por conta do escritório regional do INCRA, que encomendou a laje na cidade de Promissão (SP) e até hoje ela não chegou. A senhora Ângela (presidente da APPAPP), formará um grupo durante este semana, constituída por tres pessoas do assentamento, para cobrar as providências devidas – junto ao escritório regional do INCRA, pois esse atraso na entrega da cozinha já não se justifica mais, uma vez que a temporada de chuvas já terminou, e que esse atraso não se justifica de forma alguma.
Informes Gerais: No último dia 11 de maio, um grupo de três pessoas do assentamento participaram do Curso de Capacitação em Panificação, que aconteceu na sede do Governo do Estado de São Paulo (Palácio dos Bandeirante). Além de aprenderem a fazer inúmeras receitas de pães e roscas – a Cozinha Comunitária ganhará um Kit para panificação que consta de : 04 formas, batedeira para massas, um forno, um bujão de gáz, uma batedeira.


Assim que a cozinha esteje acabada – os participantes do curso darão uma aula de capacitação para as demais mulheres que não participaram do curso.
Serão feitas as seguintes receitas:
• Pão de forma
• Pão de Maçã
• Pão de Fubá com Goiabada
• Rosca Estrela
• Pão de Ervas
• Pão de Azeitona
• Pão de Mandioca





Read more: http://rejanetapuya.blogspot.com/#ixzz1OQItf2bq

Nenhum comentário: